quarta-feira, 21 de julho de 2010

...O Encantador de Cães...


Uma vez que estamos entre amantes de livros, resolvi propor uma leitura pitoresca. Após meu cachorro, o Freud, tentar abocanhar um manual de direito constitucional horroroso – que, ainda bem, não era o meu – da minha estante, me lembrei desse livro divertido livro escrito pelo mexicano Cesar Millan, astro do programa de TV do canal Animal Planet com o mesmo nome.

O psicólogo canino – já que o mesmo não gosta de ser chamado de adestrator, preferindo dizer que ele reabilita cães e treina mesmo são seus donos – escreve um livro meio biográfico, meu faça-você-mesmo, no qual relata suas experiências e conselhos de como cuidar do nosso “melhor amigo”. O segredo, diz Millan é nunca perder de vistas que nós somos os “senhores da matilha” e, para conservar tal posição, devemos manter sempre uma “energia calma e assertiva”.

Fato é que ele é um exemplo de força de vontade e de dedicação. No livro, somos apresentados à sua origem humilde num subúrbio do México, bem como a momentos particulares de sua vida, como imigração ilegal nos EUA, seus primeiros empregos em petshops, crises do seu relacionamento conjugal – onde ele não esconde... ele é o senhor da matilha lá fora, mas quem manda na casa dele é sua esposa! -, até sua porta para o sucesso quando começou a atender cães de estrelas de cinema, começando pelo casal Will Smith, que lhe permitiu montar seu Centro de Psicologia Canina na Califórnia e estabelecer seu programa de TV.

O interessante de Millan é que não promete vender a fórmula mágica da boa relação entre cães e humanos. O tempo todo nos ensina que tudo é uma questão de energia e de como nos comunicamos e nos relacionamos com eles. Acima de tudo, o segredo é impor e deixar claro os limites da relação, sem violência e com muito carinho e atenção. Sua figura no meio do adestramento é muito criticada por outros especialistas, mas fato é que se assistirmos ao show não dá pra não ficar impressionado com a rapidez com que ele soluciona os casos desafiantes que lhe são apresentados. Vale conferir nós mesmos e assumirmos a postura Millan com nossos amigos peludos para avaliarmos a procedência do que ele nos diz.

É bem verdade, ainda, que Millan se torna cada vez mais popular nos meios de mídia, fazendo pontas em filmes como Plano B e até mesmo recebendo uma participação em um episódio do South Park, quando a mãe do obeso Cartman, após ter pedido ajuda para a ineficaz Super Nanny, apela pala Millan dar um jeito no seu filho descontrolado.

Bom, indicação então para quem é não apenas adorador de livos, mas dos animais! Abraços a todos e boas leituras!

Enviado pelo seguidor Pedron
>>Decah

4 comentários:

  1. Olá,
    incluí seu Blog em "Parceria em Blogs" em http://seaf-filosofia.blogspot.com - manu à esquerda.
    É um prazer conhecer vocês.
    Ao dispor,
    Ana - SEAF

    ResponderExcluir
  2. O prazer é nosso.
    Obrigada pelo carinho!
    >>M.H.

    ResponderExcluir